I Feira de Ciências da UFG/CAC

A I Feira de Ciências da UFG/CAC

Despertar e estimular o interesse de alunos de ensino fundamental e médio. Este foi o propóisto da 1ª Feira de Ciências do Câmpus Catalão (CAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizada no dia 30 de novembro de 2012. O evento de âmbito municipal, direcionado tanto a escolas públicas quanto particulares teve como tema "Ciência e Pesquisa na Educação Básica".

Durante todo dia, alunos expuseram em stands montados na quadra coberta do câmpus os mais diversos trabalhos nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, além de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Experiências que demonstravam fenômenos físicos, projetos de temática ambiental, resgate da memória, maquetes de cidades e até um planetário móvel, trazido por estudantes da Universidade de Brasília (UnB), chamaram a atenção dos visitantes.

A cerimônia de premiação dos melhores trabalhos, foi realizada no final da tarde, no auditório professora Sirlene Duarte. Estudantes e professores orientadores com melhor desempenho receberam tablets. O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, salientou a importância do evento, sobretudo no que se refere a aproximação entre a universidade e a escola, com implicações práticas tanto para alunos de ensino fundamental e médio, bem como estudantes de licenciatura. Já a pró-reitora de graduação, Sandramara Matias Chaves, lembrou que este um projeto que envolve bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) sendo por isso, considerado por ela, um projeto de grande importância no âmbito da pró-reitoria.

Os projetos premiados foram divididos em duas categorias e subdividos em ensino fundamental e médio. O trabalho "Microscópio de Laser", das alunas Giovana Canedo, Marielly Pereira, Márcia Silva e Monielle Silva, do Instituto de Educação Matilde Margon Vaz e o projeto " Coleta Seletiva", de autoria dos estudantes Raniele Silva, Rafaela Reis e Larissa Santos, do Colégio Nossa Senhora Mãe de Deus foram os escolhidos pelos jurados como ensino fundamental.

No ensino médio, o projeto "Tijolo Ecológico", idealizado pelos alunos Eduardo Martins, Keliane Silva e Letícia Assunção, do Colégio Estadual Polivalente Doutor Thrasis Campos, foi considerado pelo júri o melhor trabalho. No voto popular, o vencedor foi "História e Memória", apresentado pelos alunos Heloiza Silva, Jhulie Mendes, Matheus Silva e Wender Souza, do Colégio Estadual Maria das Dores Campos.

A Feira de Ciências do Câmpus Catalão contou com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura de Catalão, Subsecretaria de Educação do Estado de Goiás e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) dos Cursos de Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Matemática e Química da Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão (UFG/CAC). O evento teve ainda o patrocínio das empresas: ASA Seguros, Casa de Carnes do Toninho,  F1 Veículos, Posto e Restaurante JK, Savana Imóveis, Eletrosom, Sefac - Serra do Facão Energia S.A, Super Sport/Camisa 10, Drogaria Medjato, ADUCAT - Adubos Catalão, Hebert Hegert Johanssen Recuperadora de Resíduos, CBR ODONTO Médico, TRIAUTO Veículos, MAUDI Volkswagem, CICAL Renault, CAPRI Chevrolet, FUTURA Pneus, Sapataria Brasil, Micro Way - Informática Profissionalizante. A divulgação contou com o apoio da UFG, PROAD/UFG, PROGRAD/UFG, TV Pirapitinga, Portal Catalão, Rádio Cultura, Rádio Liberdade, Rádio Sucesso.