Sobre a Feira

As Feiras de Ciências da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG/RC) acontecem desde o ano de 2012, tendo chegado neste ano em sua quarta edição. Trata-se de um evento bastante relevante, pois, ampliando a dimensão do que é ciência - produção de conhecimento -, repercuti de maneira significativa em todo o conjunto de escolas e colégios públicos e privados do município de Catalão e Região.

A Comissão Organizadora do evento é composta desde seu início por docentes e discentes das mais variadas áreas do Conhecimento, tanto nas Ciências Naturais, anfitriã costumeira das Feiras de Ciências, como nas demais áreas, destacando-se a participação dos docentes e discentes dos Cursos de Biologia, Física, Química, Matemática, História, Geografia, Letras, Pedagogia e Licenciatura em Educação do Campo, além de professores da Educação Básica.

A equipe interdisciplinar da Regional Catalão (RC) que integra este projeto tem trabalhado em conjunto desde o ano de 2009, desenvolvendo trabalhos de forma multidisciplinar dentro do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Ao final de 2011, o grupo viu a oportunidade de aumentar a abrangência de suas Feiras de Ciências no lançamento do Edital de Apoio à realização de Feiras de Ciências, promovendo agora um evento a nível municipal.

O sucesso do evento se mostra nos Números:

- 1ª Feira de Ciências da UFG/RC: Ciência e Pesquisa na Educação Básica” (data de exposição dos trabalhos: dia 30 de novembro de 2012): contou com 50 trabalhos inscritos e aprovados para apresentação no evento.

- 2ª Feira de Ciências da UFG/RC: “Ciência a Flor da Pele” (realizada nos dias 24 e 25 de outubro de 2013): foram 42 apresentados, num total de 126 alunos que mostraram seus trabalhos com a orientação de 15 professores da Educação Básica.

- 3a Feira de Ciências da UFG/RC 07 de novembro de 2014): “Educação e Ciência para tod@s”, tendo como homenageada a grande cientista Marie Curie: participação de 20 escolas de Catalão e também Região, apresentando um total de 100 trabalhos, com uma média de 300 alunos e 50 professores orientadores envolvidos.

- 4a Feira de Ciências da UFG/RC: “Ciência, Consciência e Sustentabilidade”, tendo como homenageado Osvaldo Cruz (06 de Novembro de 2015): participação de 20 escolas de Catalão e também Região, apresentando um total de 83 trabalhos, num total de 252 alunos e 42 professores orientadores envolvidos.

Os objetivos primordiais das Feiras de Ciências da UFG/RC são o de despertar e estimular o interesse de alunos de da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas das redes pública e privada pelas Ciências (em todas as áreas do Conhecimento), além de despertar sua curiosidade científica, tornando a Ciência algo rico e instigante para todos nas várias áreas do conhecimento e nos diversos níveis de ensino.

Destaca-se a importância de eventos desta natureza, que permitem divulgar os trabalhos desenvolvidos nas diversas escolas de Catalão e Região e que englobam as mais diversas áreas do saber.