Logo Feira Oficial Logo Final

8ª Feira de Ciências e Mostra Cultural da UFG/RC: Ciência Brasileira: Por que e Para que?

1ª Circular da 8ª Feira de Ciências da UFG/RC!

Eixos Temáticos sugeridos:

- História de vida de grandes cientistas brasileiros e o impacto de suas descobertas;

- A história e o desenvolvimento científico e tecnológico;

- Ciência e Tecnologia para a Educação;

- Contribuições da Ciência e Tecnologia na Saúde;

- Contribuições da Ciência e Tecnologia para o meio ambiente;

- Contribuições da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento sustentável;

- Contribuições da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento econômico do país;

- Biomas brasileiros: grandes geradores de recursos e desenvolvimento;

- A Biotecnologia e seu impacto nos cultivos, bem como cosméticos, indústria farmacêutica, alimentícia e uma variedade de outros produtos;

- E tudo o que for pensado em relação à Ciência e Tecnologia e seus impactos no Brasil em todas as áreas do conhecimento.

Principais datas:

Divulgação da Feira

Janeiro a Abril de 2019
Inscrições 07/05
Homologação das inscrições (Resultado Preliminar) 07/05
Prazo para pedido de reconsideração 08 a 15/05
Resultado final após reconsiderações

Realização da Feira 05/06/2019 (4ª Feira)

Público-alvo e formação dos grupos:

A Feira de Ciências e Mostra Cultural da UFG é uma exposição anual aberta ao público, em que estudantes da educação básica das instituições de ensino público e privado, nas modalidades de ensino regular (Educação Infantil, Ensino Fundamental (1 e 2) e Médio), Educação Profissional Técnica de nível médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), compartilham suas experiências e apresentam trabalhos científicos na cidade de Catalão – GO (UFG / Regional Catalão).

Inscrição:

No período de 01 a 31/04, por meio do formulário disponibilizado em: https://feiraciencias.catalao.ufg.br/ e na própria escola através de monitores.

Na ficha de inscrição a equipe deverá enviar além dos dados dos integrantes, um resumo do trabalho com no máximo 600 palavras. No resumo deverão constar os objetivos do trabalho, a descrição do trabalho e os resultados esperados.

Itens avaliados em cada trabalho:

Relação do trabalho apresentado com a temática proposta

Aspecto Visual do Trabalho
Limpeza e a organização do local da exposição
Qualidade da apresentação oral / Conhecimento do assunto
Uso adequado dos materiais (pôster, gráficos, tabelas, maquetes, entre outros)
Conhecimentos científicos apresentados (desenvoltura e Clareza nas definições e nos conceitos científicos essenciais apresentados no trabalho / Relação entre o trabalho e o conhecimento científico)
Originalidade/Criatividade do trabalho
Autoria própria do trabalho
Qualidade do trabalho
Aplicação do trabalho na sociedade/cotidiano
Participação dos componentes da equipe na apresentação (Interação, participação, organização dos alunos durante a exposição e entrosamento dos componentes da equipe.)
Mediação do(a) professor(a) orientador(a) na construção e  apresentação do trabalho
Uso de materiais reaproveitáveis, menor geração de lixo, correto gerenciamento dos resíduos utilizados, assim como o uso de fontes de energia alternativas

Programação da 8ª Feira de Ciências e Mostra Cultural da UFG/RC
  05/06/2019 07h30 às 08h00 Fixação dos trabalhos