Apresentação da 8ª Feira de Ciências da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG/RC)

A 8ª Feira de Ciências da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG/RC): “Ciência Brasileira: Por que e Para que?” acontecerá no dia 05 de Setembro de 2019 e terá como personalidade homenageada o Prof. Dr. Braz José Coelho, catalano, professor Aposentado da UFG/RC e ex-Diretor do Campus. O Professor Braz é Doutor em Linguística e Lingua Portuguesa e autor de vários livros de contos, poesia e linguística, tendo sido o doador do primeiro acervo da Biblioteca do Campus.

Este evento tem como objetivo principal a mobilização de conhecimentos para a compreensão da realidade, de modo a se exercitar a curiosidade intelectual dos alunos para investigar causas, formular e resolver problemas e criar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas e com base em princípios éticos, sustentáveis e solidários. Assim, busca-se aproximar os alunos de problemas e situações de seu cotidiano, resultando no desenvolvimento do protagonismo estudantil, da criatividade e capacidade inventiva e investigativa dos estudantes, estimulando o interesse dos alunos da Educação Básica pelo conhecimento, despertando sua curiosidade, tornando o aprendizado algo rico e instigante para todos. Busca - se desenvolver um senso crítico e consciente, buscando o protagonismo estudantil e a troca de conhecimentos entre os alunos. Espera-se que o trabalho de culminância seja um importante e curioso aprendizado sobre relação à Ciência e Tecnologia e seus impactos no Brasil em todas as áreas do conhecimento.