Sobre o Câmpus Catalão

História do Campus

   A Unidade Acadêmica de Catalão da Universidade Federal de Goiás se tornou um Campus Avançado em 07/12/1983, pela Portaria No. 189. Sua criação tinha como objetivo inicial, possibilitar à UFG uma participação efetiva no processo de desenvolvimento cultural e sócio econômico local, regional e nacional. Pretendia-se, também, oferecer bases físicas, administrativas e técnicas para a realização de programas de Extensão Universitária, vinculando as atividades a serem ofertadas às necessidades básicas da região sudeste do estado de Goiás.

 

  Objetivou-se ainda, mediante a criação do CAC/ UFG, contribuir com recursos humanos qualificados nas diversas modalidades de trabalho de extensão, com ação participativa junto aos órgãos públicos locais, ofertando oportunidades de qualificação a professores e trabalhadores de empresas privadas em níveis regional e local, visando atrair desenvolvimento à região melhorando a qualificação em Catalão, que se tornaria, muito em breve, pólo de desenvolvimento agrícola, industrial e de serviços especializados.

Na resolução de criação do Campus Catalão fixou-se uma estrutura inicial constituída por diretor, administrador, auxiliares administrativos e serviços gerais.

No ano de 1986, a UFG e a Prefeitura Municipal de Catalão, preocupadas em atender a demanda regional por ensino de graduação, que contribuísse para a melhoria da educação da região, firmaram um Convênio que estabelecera a co-responsabilidade dos gastos (com a folha de pagamento), a fim de iniciar o oferecimento dos cursos de licenciatura plena em Geografia e Letras.

 

  Mesmo sem contar com as condições ideais (infra-estrutura física, funcionários, recursos materiais e financeiros), novos cursos foram sendo implantados no decorrer do período compreendido entre 1988 e 1991, tais como: licenciatura plena em Matemática e Pedagogia (1988), Educação Física (1990), Bacharelado e Licenciatura em História (1991).

 

  Com a implantação do curso de Ciências da Computação em 1996, o Campus Catalão passou a atuar além da área de licenciatura. Apesar das dificuldades, o Campus Catalão/ UFG foi se consolidando e com o passar dos anos foram sendo implantados outros cursos, totalizando no ano de 2009, vinte e um cursos de graduação.

 

  Em menos de quatro anos, o Campus Catalão implantou 12 cursos de graduação, dentre eles: Administração, Ciências Biológicas, Química e Física (2006); Psicologia (2007); Engenharia de Minas, Engenharia Civil e Engenharia de produção (2008); Enfermagem, Ciências Sociais e Matemática Industrial (2009).

Do ponto de vista físico, o Campus está instalado no município de Catalão, no Setor Universitário, numa área de 89.992,50 m². No ano de 2009 a área construída corresponde cerca de 20.000 m², distribuídos entre, salas de aula, salas para professores, secretarias, laboratórios, geoprocessamentos, informática, museu de geologia, prédios de laboratório, auditório e biblioteca.

 

  Em 2011 foram entregues a comunidade a cantina da UFG e o Complexo Poliesportivo, formado por piscina, campo de futebol e pista de atletismo. Já em 2012 deverão ser inaugurados o Restaurante Universitário (RU) com capacidade para servir 500 refeições por dia, o prédio da Pesquisa e Pós-Graduação e o Edifício das Engenharias, sendo esta última edificação composta por 3 andares destinadas aos cursos de Engenharias Civil, de Minas e Produção. Também em 2012 será iniciada a construção do novo bloco administrativo, que irá abrigar a estrutura de gestão do Campus.

 

A Biblioteca do Campus Catalão possui em 2011 um acervo de 37.275 exemplares. Atualmente, o corpo discente do Campus Catalão/UFG é composto por 2.936 alunos regularmente matriculados. Desde o início das atividades em 1986, até 2011, o Campus Catalão registra um total de 27.631 alunos. O corpo docente conta com 229 professores, dos quais 140 possuem título de doutor e 65 técnicos administrativos, além de funcionários terceirizados e prestadores de serviço.

Fonte: http://home.catalao.ufg.br/